Qualificação da Copa do Mundo de 2022 no Catar


Qualificação da Copa do Mundo de 2022 no Catar

No entanto, ainda há muitas decisões a serem tomadas antes do início do torneio em novembro.
Nessa linha, quinze equipes garantiram sua vaga na Copa do Mundo da FIFA 2022, o que significa que ainda há 17 vagas, porém, algumas nações notáveis no mundo esportivo têm equipes com dificuldades terminando a fase de qualificação.
Todas as 211 federações-membro da FIFA são elegíveis para participar da Copa do Mundo de 2022 no Catar nas eliminatórias

Entenda o processo de qualificação

Como o Catar é o país anfitrião, eles se classificam automaticamente para o torneio. No entanto, o Catar é obrigado pela AFC a participar da fase de qualificação asiática, já que as duas primeiras rodadas são pré-requisitos para a Copa da Ásia de 2023. Assim, se o Catar terminar como vencedor ou vice-campeão em seu grupo, o quinto melhor vice-campeão do grupo avançará em seu lugar.
A alocação de vagas para cada confederação foi discutida em maio de 2015 pelo conselho da FIFA em sua sede na Suíça. Com isso, a FIFA decidiu ficar com a mesma alocação de vagas que havia sido usada em 2006, 2010 e 2014 tanto para a Copa do Mundo de 2018 quanto para a Copa do Mundo de 2022.
Com isso, veja como é a disposição das vagas em cada federação: Ásia 4 ou 5 vagas, África 5 vagas, América do Norte, Central e Caribe 3 ou 4 vagas, América do Sul 4 ou 5 vagas, Europa 13 vagas, Oceania 0 ou 1 vaga e os anfitriões têm 1 vaga garantida.

Quando começou a qualificação?

Os play-offs de qualificação para a copa do mundo de 2022 começaram em 06/06/2019, quando as nações da Confederação Asiática disputaram sua primeira rodada. Mongólia e Brunei jogaram na partida de abertura.
Para garantir que o restante das equipes qualificadas possam ser escolhidas antes deste verão, a FIFA criou uma janela internacional nos meses de inverno entre janeiro e fevereiro.

Como está o processo de qualificação?

América do Sul

Seleções qualificadas: Brasil, Argentina
Nas recentes competições de qualificação para a copa do mundo de 2022, todas as 10 nações sul-americanas se enfrentam. Os quatro primeiros vencedores dos grupos qualificam-se diretamente para a fase final no país anfitrião. A equipe do quinto lugar avançará para um play-off intercontinental contra uma equipe da Ásia.
As quatro primeiras rodadas das eliminatórias em março e setembro de 2020 foram adiadas, sendo finalmente disputadas em outubro de 2020. Outra rodada de jogos em março de 2021 foi suspensa devido a problemas com jogadores europeus viajando em meio à pandemia de Covid-19.
O Brasil foi o primeiro país a se classificar em novembro de 2021, e a Argentina se classificou alguns dias depois.
As quatro melhores equipes das nações sul-americanas se classificam diretamente, com o quinto colocado podendo avançar por meio de play-offs intercontinentais.
Restantes datas dos jogos:
24/03/2022 e 29/03/2022

América do Norte, América Central e Caribe

A CONCACAF tem 35 nações que se classificam para as partidas da fase de grupos, sendo que a maioria das seleções tem pouca história no futebol.
Desde sua única aparição na Copa do Mundo de 1986, o Canadá vem progredindo para reaparecer na Copa do Mundo de 2022, depois de vencer três partidas em seis dias.
Eles venceram os EUA, El Salvador e Honduras com uma vitória por 2 a 0. O Canadá agora está com quatro pontos no topo dos grupos de qualificação e tem 3 partidas restantes.
O formato:
Primeira rodada: As nações classificadas de 6º a 35º no Ranking Mundial da FIFA foram colocadas em seis grupos de cinco equipes. Com cada equipe jogando contra outra em seu grupo uma vez.
Assim, veja as disposições dos grupos:
Grupo A: El Salvador, Antígua e Barbuda, Granada, Montserrat, Ilhas Virgens Americanas
Grupo B: Canadá, Suriname, Bermudas, Ilhas Cayman, Aruba
Grupo C: Curaçao, Guatemala, São Vicente e Granadinas, Cuba, Ilhas Virgens Britânicas
Grupo D: Panamá, República Dominicana, Barbados, Dominica, Anguilla
Grupo E: Haiti, Nicarágua, Belize, Santa Lúcia (retirada), Ilhas Turks e Caicos
Grupo F: São Cristóvão e Nevis, Trinidad e Tobago, Guiana, Porto Rico, Bahamas
Segunda rodada: Os seis vencedores dos grupos jogaram jogos de ida e volta, este foi um formato de eliminação direta. Esses jogos frente a frente foram disputados nos dias 12 e 15 de junho de 2021. Os três vencedores dos grupos continuaram na disputa:
São Cristóvão e Nevis (Grupo F) 0-6 El Salvador (Grupo A)
Haiti (Grupo E) 0-4 Canadá (Grupo B)
Panamá (Grupo D) 2-1 Curaçao (Grupo C)
Rodada Final: Os três vencedores se juntaram às outras equipes classificadas de 1 a 5 no Ranking da Copa do Mundo, sendo as outras equipes; Costa Rica, Honduras, Jamaica, México, Estados Unidos
As oito equipes então disputam um total de 14 partidas, disputadas em casa e fora. Com as três melhores equipes se classificando diretamente para a copa e a quarta colocada avança para a próxima rodada para jogar um play-off contra uma nação da Oceania em junho de 2022.

Ásia

Seleções qualificadas: Irã, Coreia do Sul
As duas melhores equipes de cada grupo se classificam automaticamente para a Copa do Mundo de 2022, com os dois melhores terceiros colocados disputando uma vaga no play-off intercontinental contra o quinto colocado por uma vaga na rodada final.
O Irã se classificou quando se tornou o vencedor em 27 de janeiro contra o Iraque, a Coreia do Sul venceu a Síria e conquistou sua vaga na Copa do Mundo.

O formato

Rodada Um: As 12 nações com classificação mais baixa no ranking da FIFA jogaram eliminatórias de duas mãos em 2019. Com avanços de; Mongólia, Timor-Leste, Guam, Macau, Bangladesh e Camboja.
Segunda rodada: Os seis vencedores se juntaram às outras 34 nações da Ásia, com isso, foram sorteados em oito grupos de cinco equipes. Isso também serviu como qualificador para as finais da Copa da Ásia de 2023 e, devido a isso, os anfitriões da Copa do Mundo de 2022, Catar, participaram. Esta rodada foi concluída entre maio e junho de 2021. Os vencedores do sétimo grupo e os cinco melhores segundos classificados do grupo avançaram.
As 12 nações vencedoras, avançaram para a terceira rodada.
Grupo A: China, Síria,Filipinas, Maldivas, Guam
Grupo B: Austrália, Jordânia, Taipé Chinês, Kuwait, Nepal
Grupo C: Irã, Iraque, Bahrein, Hong Kong, Camboja
Grupo D: Arábia Saudita, Uzbequistão, Palestina, Iêmen, Cingapura
Grupo E: Omã, Bangladesh, Índia, Afeganistão, Catar
Grupo F: Japão, Quirguistão, Tadjiquistão, Mianmar, Mongólia
Grupo G: Emirados Árabes Unidos, Vietnã, Tailândia, Malásia, Indonésia
Grupo H: Coreia do Sul, Líbano, Coreia do Norte (retirou-se), Turcomenistão, Sri Lanka

Terceira rodada (rodada final do grupo): As 12 equipes que avançaram foram então sorteadas em dois grupos de seis equipes. As equipes campeãs e vice-campeãs se classificam para a Copa do Mundo no Catar.
Tanto o Irã quanto a Coreia do Sul garantiram sua classificação para a Copa do Mundo de 2022.
Grupo A: Irã, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Síria, Líbano
Grupo B: Japão, Austrália, Arábia Saudita, China, Omã, Vietnã
Quarta rodada: As equipes que terminarem em terceiro nas duas rodadas jogarão uma partida de ida e volta. O jogo está programado para maio ou junho de 2022. A equipe vencedora avança para um play-off intercontinental contra um país da América do Sul, a ser disputado em junho de 2022.

Europa

Seleções qualificadas: Alemanha, Dinamarca, Bélgica, França, Croácia, Espanha, Sérvia, Inglaterra, Suíça, Holanda
Existem 55 nações europeias e apenas 13 vagas disponíveis na Copa do Mundo da FIFA. As qualificações começam em março e vão a novembro de 2021 e, desde então, dez vagas foram garantidas.
Os 12 países restantes participarão de um mini-torneio de quatro nações, os vencedores de cada um vai garantir uma vaga na Copa do Mundo. Cada partida terá um jogo, com a equipe vencedora avançando para a próxima vaga.
Veja como foram os grupos:
Grupo A: Sérvia, Portugal, República da Irlanda, Luxemburgo, Azerbaijão
Grupo B: Espanha, Suécia, Grécia, Geórgia, Kosovo
Grupo C: Suíça, Itália, Irlanda do Norte, Bulgária, Lituânia
Grupo D: França, Ucrânia, Finlândia, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão
Grupo E: Bélgica, País de Gales, República Tcheca, Bielorrússia, Estônia
Grupo F: Dinamarca, Áustria, Escócia, Israel, Ilhas Faroé, Moldávia
Grupo G: Holanda, Turquia, Noruega, Montenegro, Letônia, Gibraltar
Grupo H: Croácia, Eslováquia, Rússia, Eslovênia, Chipre, Malta
Grupo I: Inglaterra, Polônia, Hungria, Albânia, Andorra, San Marino
Grupo J: Alemanha, Romênia, Islândia, Macedônia do Norte, Armênia, Liechtenstein
Os três lugares restantes serão atribuídos através de play-offs, incluindo os 10 segundos lugares classificados e os dois vencedores dos grupos da UEFA Nations League 2020-2021 que não terminaram no seu grupo de qualificação; Áustria e República Checa.
O formato
Existem três caminhos, cada um com quatro equipes com uma semifinal e um sorteio da final para uma vaga na Copa do Mundo da FIFA.
Veja os play-offs:
Caminho A
Escócia x Ucrânia
País de Gales x Áustria
Caminho B
Rússia x Polônia
Suécia x República Tcheca
Caminho C
Itália x Macedônia do Norte
Portugal x Turquia

Oceania

Nove das onze seleções da Oceania que estão no ranking da FIFA participarão das eliminatórias, que serão disputadas em março de 2022, no Catar. Haverá um torneio de nove equipes em março no Catar para as equipes da Oceania, este é o decisivo para descobrir qual grupo avançará para os play-offs intercontinentais para jogar chegar à Copa do mundo.

O formato

Primeira rodada: Na primeira rodada, as duas seleções com classificação mais baixa no ranking mundial da FIFA, Tonga e Ilhas Cook, disputarão uma partida de eliminação única.
Rodada Dois: Cada equipe é então dividida em mais dois grupos de quatro equipes para jogar entre si uma vez, e os dois primeiros vencedores do grupo avançam para a próxima rodada.
Grupo A: Ilhas Salomão, Taiti, Vanuatu, Tonga ou Ilhas Cook
Grupo B: Nova Zelândia, Nova Caledônia, Fiji, Papua Nova Guiné
Terceira rodada: Após as duas primeiras rodadas, os que mais ganharam partidas jogarão as semifinais e, em seguida, as finais pelo direito de passar aos play-offs intercontinentais em junho.

África

Existem 54 nações afiliadas à FIFA na África, um dos maiores continentes do mundo.
O formato
Primeira rodada: Em setembro de 2019, as 28 nações mais mal classificadas no ranking jogarão partidas de ida e volta, com os vencedores da fase de grupos passando para a próxima rodada.
Segunda rodada: As equipes vencedoras da primeira rodada são acompanhadas pelas 26 nações restantes. As 40 nações foram divididas em 10 grupos com quatro equipes em cada, com cada vencedor de grupo avançando para o torneio final.
A rodada final deveria começar em março de 2020, indo até 2021, no entanto, como o futebol foi suspenso. A fase final de grupos decorreu de setembro de 2021 a novembro de 2021, concluindo esta fase final em 11 semanas.
Veja como ficou a disposição dos grupos:
Grupo A: Argélia, Burkina Faso, Níger, Djibuti
Grupo B: Tunísia, Zâmbia, Mauritânia, Guiné Equatorial,
Grupo C: Nigéria, Cabo Verde, República Centro-Africana, Libéria
Grupo D: Camarões, Costa do Marfim, Moçambique, Malawi
Grupo E: Mali, Uganda, Quênia, Ruanda
Grupo F: Egito, Gabão, Líbia, Angola
Grupo G: Gana, África do Sul, Zimbábue, Etiópia
Grupo H: Senegal, Congo, Namíbia, Togo
Grupo I: Marrocos, Guiné, Guiné-Bissau, Sudão
Grupo J: República Democrática do Congo, Benin, Madagascar, Tanzânia
Terceira rodada: Os 10 grupos vencedores foram então colocados em cinco eliminatórias de jogos de ida e volta para disputar uma das cinco vagas na Copa do Mundo. Esses jogos serão disputados em março de 2022. Sendo eles:
Camarões x Argélia
República Democrática do Congo x Marrocos
Egito x Senegal
Gana x Nigéria
Mali x Tunísia

Portanto, fique com a gente e acompanhe o site para se manter atualizado com todas as próximas notícias da Copa do Mundo de 2022, incluindo mais informações sobre as Qualificações, Agenda e o sorteio. Assim como todas as coisas do Fantasy Football para o próximo evento. Não perca nada do maior evento esportivo do planeta.

Futebolmedia.com.br

Um Apostas para o seu escritório?

Quer um Apostas exclusivo para sua empresa? Isso é possível! Com uma fantasia de escritório pode tornar o seu grupo tão exclusivo quanto desejar. Adicione as cores e o logotipo da sua empresa, convide seus colegas e deixe-os fazer previsões. Para tornar as coisas mais divertidas, deixe as equipes e departamentos competirem entre si por grandes prêmios!

Futebolmedia.com.br »